A terceira edição do Conexões

Atualizado: 27 de jun.


Na última semana a JUPLP realizou a terceira edição do evento Conexões em Porto e em Vigo. Os encontros que aconteceram em território português e galego juntaram vários jovens com debates importantes para lusofonia e a juventude.


Na quinta-feira (16/6) o evento teve abertura no Jubilant Relax, espaço cultural gerido por jovens brasileiros. Com a presença de brasileiros, galegos, cabo-verdianos, guineenses, angolanos e portugueses, a conversa foi com diversidade e interação.


Dos assuntos discutidos, a problemática da imposição da língua portuguesa que asfixiam as línguas locais em alguns países como em Moçambique e Cabo Verde.


Na sexta-feira (17/6) o Conexões em território galego. Na Casa da Lusofonia em Vigo, a JUPLP esteve presencialmente na Galiza desde que aconteceu a integração ao movimento em fevereiro deste ano. O tema principal da conversa foi a relação da Galiza com a lusofonia.




Na oportunidade, o encontro teve a presença de Bernadino Crego Cervantes, presidente do Centro Português de Vigo e de Manuel Lopes, representando a Associação Galega da Língua (AGAL).


O Conexões teve início em dezembro de 2021 com edição em Coimbra, a segunda edição em abril deste ano na Cidade da Praia, capital de Cabo Verde. A ideia do evento é fomentar o debate, diálogo e ouvir as demandas da juventude.

42 visualizações0 comentário