top of page

As alterações climáticas e a alimentação nos países lusófonos

Atualizado: 22 de set. de 2022




O ambiente e o consumo alimentar são dois temas que simultaneamente convergem e se contradizem e até chocam em muitos aspetos. O consumo alimentar, desde sempre, implica não só a utilização de recursos naturais escassos nos processos de produção de alimentos, como também contribui para a poluição através de agroquímicos, de emissões de gases com efeito de estufa e da criação de resíduos orgânicos e outros.


Em um ciclo aonde a produção alimentar contribui para as Alterações Climáticas -AC e os efeitos deste fenômeno afetam diretamente a produção alimentar. A segurança alimentar e a saúde do meio ambiente estão em jogo.

Ninguém está imune as Alterações Climáticas e nem o planeta pode ser vacinado contra isto. O passar dos anos prevê um cenário catastrófico no ciclo entre as alterações climáticas e alimentação, sendo as comunidades mais vulneráveis as mais afetadas.


Com o objetivo de dar a conhecer melhor a temática, saber como a comunidade lusófona têm sido afetada e qual o papel da sociedade no sentido de amenizar os impactos das AC na alimentação. O Departamento de Ambiente e Sustentabilidade -DAS da JUPLP em parceria com a nutricionista Yamila Carvalho apresenta o Projeto “As Alterações Climáticas e a Alimentação”, projeto este que faz parte do Quadro: “O Homem e o Ambiente”.


Acompanhe as nossas redes sociais para saber mais sobre esta temática.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page