Celebra-se hoje o Dia Mundial do Mar

Este dia chama a atenção para a importância da segurança e proteção da navegação marítima, das indústrias marítimas para o comércio mundial e para a proteção do ambiente marinho.


O tema este ano é «Novas Tecnologias para uma Navegação mais Verde» e alerta para a necessidade de apoiar a transição verde do setor marítimo, tendo em vista garantir a sua sustentabilidade futura e sem deixar ninguém para trás num mundo pós-pandemia.


A gestão cuidadosa deste recurso global essencial é uma característica fundamental de um futuro sustentável. No entanto, no momento atual, há uma deterioração contínua das águas costeiras devido à poluição, e a acidificação dos oceanos está tendo um efeito adverso no funcionamento dos ecossistemas e da biodiversidade. Isso também está afetando negativamente a pesca de pequena escala.


Nossa água da chuva, água potável, clima, clima, costas, grande parte de nossa comida e até mesmo o oxigênio no ar que respiramos são todos fornecidos e regulados pelo mar.


A biodiversidade marinha é fundamental para a saúde das pessoas e do nosso planeta. As áreas marinhas protegidas precisam ser gerenciadas de forma eficaz e dotadas de bons recursos, e regulamentações precisam ser implementadas para reduzir a pesca excessiva, a poluição marinha e a acidificação dos oceanos.


Um dos objetivos para o Desenvolvimento Sustentável- ODS da ONU é “Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos”. O 14º ODS, releva a importância e a necessidade de conservar e saber utilizar os recursos naturais do planeta.


Neste sentido, no dia 30/07 formalizou-se a criação da Plataforma de Cooperação para a Promoção da Pesca Sustentável e Prevenção, Combate e Eliminação da Pesca Ilegal, Não Declarada e Não Regulamentada (INN) entre os estados-membros da CPLP (artigo também no site).


A missão de proteger os nossos mares é uma missão dada para cada um de nós, visitantes deste planeta. Seja consciente das tuas atividades, escolhas e comportamento, o meio ambiente agradece e tu também.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo