• JUPLP

CONEXÕES: JUPLP vai a Santiago de Compostela

O próximo dia 15 de Outubro, às 19h (horário da Galiza) no Auditório Neira Vilas da Cidade da Cultura de Compostela, com participantes de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Portugal e Galiza.




Um colóquio organizado pela Rede de Dinamização Linguística em colaboração com a Juventude Unida dos Países de Língua Portuguesa reunirá na Cidade da Cultura a juventude de diversas nacionalidades para debater sobre a projeção e a utilidade do galego no marco internacional.


O evento, incluído no Fundo TeCe Redes da Secretaria Geral de Política Linguística, terá lugar o sábado 15 de outubro no Auditório Neira Vilas da Cidade da Cultura. Pretende mostrar o território da lusofonia como um espaço de oportunidades para a juventude a nível laboral, formativo, artístico e cultural ao tempo que apresenta o galego como uma ferramenta útil e atrativa com a que conectar com esta parte do mundo.


Trata-se duma reflexão coletiva dirigida e liderada pela juventude e encaminhada a criar pontes com a lusofonia, a descobrir as oportunidades que oferece a integração neste espaço linguístico e a valorizar o que a Galiza e o galego podem aportar à comunidade.


Moderada por Charo Lopes, na conversa participarão os membros da Juventude Unida de Países de Língua Portuguesa: Diego García de Portugal, Josianny Furtado de Cabo Verde, Denilson Costa de São Tomé e Príncipe e Manuel Simón Nóvoa, da Galiza.


Este projeto realiza-se ao amparo da Lei Paz-Andrade, aprovada por unanimidade em 2014 no Parlamento Galego para afundar no uso da língua portuguesa e nos vínculos com a lusofonia e conta com financiamento do Fundo TeCe Redes promovido pela Secretaria Geral de Política Linguística da Xunta da Galiza.

26 visualizações0 comentário