Dia Internacional da Reciclagem



O Dia Internacional da Reciclagem foi criado pela UNESCO com o objetivo de alertar a sociedade para a importância de cuidar do ambiente.


Os países em desenvolvimento costumam ser os mais afectados pelo descarte inadequado de lixo, quer seja lixo industrial, urbano ou hospitalar.


O descarte inadequado de lixo é prejudicial ao ambiente, pois contamina o solo e a água, prejudicando a saúde humana, sendo o lixo industrial o mais danoso. Centenas de pessoas morrem todos os anos em países em desenvolvimento, devido ao descarte inadequado de lixo. Isto, porque muitas comunidades não têm programas de recolha e tratamento de lixo, e a acumulação destes resíduos acaba por alimentar a propagação das doenças.


O problema de gestão de resíduos costuma ser mais severo em países em desenvolvimento, incluindo Angola e outros países da CPLP. Isto porque estes países habitualmente não têm serviços adequados de coleta de lixo, sistemas e políticas adequadas ou mesmo instituições governamentais que possam dar o tratamento adequado a estes resíduos.

Por isso, é ainda mais importante ter atenção ao que consumimos e como fazemos o descarte dos resíduos que produzimos.


Portugal continua longe das metas europeias de reciclagem.

Uma recolha que precisa de aumentar perto de 40% para cumprir a meta de reciclar mais de metade dos resíduos urbanos até 2025. Num ano marcado sobretudo pela pandemia, Portugal ficou pouco acima dos 16%.

12 visualizações0 comentário