top of page
  • Foto do escritorJUPLP

JUPLP ASSINA ACORDO DE COOPERAÇÃO COM O IGADI

A Juventude Unida dos Países de Língua Portuguesa assina mais um acordo de cooperação, desta vez com o Instituto Galego de Análise e Documentação Internacional.


A JUPLP divulga, na íntegra, o comunicado do IGADI:


Os acordos de colaboração assinados ao longo do primeiro quadrimestre deste 2023 aspiram a sistematizar as relações com o IGADI e a visibilizar os interesses partilhados com as três entidades. A formalização dos acordos procuram sinergias e complementariedades no trabalho ordinário das organizações, assim como oportunidades de colaborações concretas, reforçando os interesses comuns arredor da projeção internacional da Galiza.

A Associação Internacional de Estudos Galegos (AIEG) surgiu na década de 1980 na costa leste dos Estados Unidos. Foi impulsionada e desenvolveu o seu labor de maneira específica no terreno académico e universitário. As áreas de trabalho principal da AIEG como comunidade académica de conhecimento galega global som, a literatura, a história, cultura e a língua galegas. O IGADI é sócia da AIEG desde começos do S.XXI.

O Instituto Galego de História é uma entidade científica, que edita Murguía, a Revista Galega de História. Publicação semestral, monolíngue em galego, fundada em 2003 e que promove e divulga a investigação em História. O IGADI e o IGALHIS trocam as suas publicações, mantendo a colaboração entre Tempo Exterior e Murguía, Revista Galega de Historia desde 2005.

A Juventude Unida da Língua Portuguesa nasceu em julho de 2020 com o objetivo de converter-se numa representação da mocidade lusófona. É um movimento criado por jovens, para jovens e com o objetivo de juntar as nações em projetos que promovam o diálogo, o debate e o intercâmbio cultural. Destaca que na atualidade a mocidade destes países representa 16,4% da população que fala a língua portuguesa. Colaboraram com o IGADI na “Gala da Lusofonia: A República dos Sonhos” celebrada em Tominho o 21 de janeiro deste 2023 ou na muito recente publicação em linha do IGADI, “Especial Lusofonia: 15 anos do OGALUS”.


Artigo original, aqui.



21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page